DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

CURSO DE LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO
1 de agosto de 2018
CURSO DE LEGÍSTICA
1 de agosto de 2018

FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

EVENTO: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

LOCAL: Sede da ABEJUR

DATA: Novembro de 2018

O calendário poderá ser alterado em razão da agenda dos professores.

PROFESSORA: Dra. CLEIDE QUIXADÁ – professora adjunto aposentada da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado em Educação pela UnB.

CARGA HORÁRIA: 20 h/a

HORÁRIO: turmas manhã e noite

INVESTIMENTO: R$685,00

VAGAS LIMITADAS

(Turmas com máximo de 11 alunos)

MÉTODO DE ALTA PERFORMANCE DE APRENDIZADO (MAPA)

Didática: origem e evolução. O processo de ensino na educação superior: concepção e planejamento.  Elementos do processo: objetivos, conteúdo, metodologia, recursos e avaliação. O fazer docente e a concepção de aula universitária. Elaboração de Programa de Disciplina.

 

I OBJETIVOS:

*Contextualizar a origem e evolução da Didática para o entendimento de sua influência na docência do ensino superior.

*Analisar a contribuição, limites e possibilidades do planejamento no ensino superior.

*Analisar a concepção e organização de aula na educação superior.

*Compreender a importância da articulação ensino/pesquisa e extensão para o fazer docente e a formação discente.

*Elaborar um Programa de Disciplina.

 

II PÚBLICO ALVO:

 

Advogados, acadêmicos de Direito, professores iniciantes e veteranos e alunos de pós-graduação sticto sensu.

 

III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

UNIDADE 1 – As diferentes concepções de Didática

1.1 Origem e evolução da Didática: o contexto histórico como fator determinante para o fazer docente.

 

UNIDADE 2 – O processo de ensino na educação superior

2.1 Concepção e planejamento.

2.2 Elementos do processo: objetivos, conteúdo, metodologia, recursos e avaliação.

 

UNIDADE 3 – A aula universitária em foco

3.1 A aula universitária: concepção e organização.

3.2 A articulação ensino/extensão/pesquisa e sua importância para o fazer docente e a formação discente.

 

UNIDADE 4 – Elaboração de Programa de Disciplina